Flávio Gimenis - Prof.(o) da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques

Flávio Gimenis

Professor e pesquisador

Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Extensionista no projeto Global Incidence of Multidrug-Resistant Tuberculosis no Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa – Portugal (IHMTL).

Atualmente é professor da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (docente nas disciplinas de microbiologia e imunologia).

Tem experiência nas áreas de evolução microbiana, biologia populacional e epidemiologia molecular de bactérias associadas à colonização e infecção animal/humana, mecanismos moleculares relacionados à resistência e virulência bacteriana e mecanismos imunes relacionados a infecções microbianas.

Área de pesquisa e atuação

Professor e pesquisador há mais de vinte anos, se dedicando a pesquisa de mecanismos de agressão microbiana e defesa imunológica de animais e seres humanos. Realizou trabalhos relacionados à clonalidade de micro-organismos comensais de animais colonizando seres humanos e o impacto relacionado às infecções. Atualmente é membro do programa de defesa química e biológica do Instituto de Biologia do Exército – IBEx.

Paralelamente, desenvolve atividade docente para os mais diversos cursos na área de saúde, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Relacionando os mecanismos moleculares do sistema imune, frente à agressão microbiana.

Atua de maneira efetiva nos aspectos relacionados às zoonoses e de que forma essas doenças impactam na saúde humana e animal, avaliando a dispersão de vetores e micro-organismos presentes em animais frente aos impactos ecológicos de ocorrência atual.