Nesse post você irá ver algo bem interessante. Quando falamos de doenças infecciosas sempre vem na nossa cabeça o transmissor de tal moléstia que quase sempre é do animal para os humanos. Mas também existem doenças transmitidas dos humanos para os animais. Algo mais interessante são as fitonoses, que são doenças transmitidas dos vegetais para humanos e animais. Esse post irá abordar as principais fitonoses no Brasil.
A paracoccidioidomicose é a principal micose sistêmica no Brasil. Essa doença representa uma das dez principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias, crônicas e recorrentes, no país. Ela é causada por um fungo termodimórfico, do gênero Paracoccidioides spp., com destaque para duas espécies patogênicas: Paracoccidioides brasiliensis (P. brasiliensis) e Paracoccidioides lutzii (P. lutzii). Esses fungos estão transmitidos aos seres humanos por contato com vegetais contaminados, ou seja, uma fitonose. Existem trabalhos que mostram o envolvimento do Paracoccidioides spp. em cães (BrazilianJournalof Animal and Environmental Research ISSN: 2595-573X).
A Blastomicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis em plantas contaminadas. É uma fitonose que envolve humanos e cães principalmente. Ocasionalmente, o fungo tem disseminação hematogênica, provocando doença extrapulmonar. Os sintomas são de pneumonia ou da disseminação para vários órgãos, geralmente, a pele. O diagnóstico é clínico e/ou por meio de radiografia de tórax, confirmado por identificação laboratorial do microrganismo.
O Sporothrix sp. é encontrado em arbustos de rosas ou bérberis, musgo de esfagno e outros adubos. Horticultores, jardineiros e pessoas que trabalham em fazendas e com madeira são infectados com frequência, tipicamente após traumas mínimos envolvendo material contaminado. Em contraste com outros fungos dimórficos, Sporothrix sp. normalmente não é inalado, mas entra no corpo através de pequenos cortes e lesões na pele.
TERMOS E DIFINIÇÕES IMPORTANTES:

ZOONOSE: Doenças que são naturalmente transmitidas entre humanos e outros invertebrados;
ANTROPONOSE: Doenças nas quais o humano são o único reservatório, hospedeiro e suscetível;
ANTROPOZOONOSE: Doenças adquiridas porhumanos, a partir de animais;
ZOOANTROPONOSE: Doenças adquiridas poranimais, a partir do humano;
FITONOSE: Doenças adquiridas por humanos ou animais a partir de vegetação;
ANFIXENOSES: São doenças adquiridas e transmitidas dos animais para os humanos e vice-versa.
