Lembrando que no episódio anterior se iniciava o processo de inflamação, com a passagem de neutrófilos e macrófagos para o ambiente lesionado e infectado. Nesse episódio, veremos como a resposta imune inata contribui para a resposta imune adaptativa. Bem o texto acima pareceu um pouco confuso né? Pois bem, é confuso mesmo, mas abaixo vou elucidar alguns detalhes para vocês e desta forma ficará mais fácil entender.
Todo corpo irá responder ao dano causado de maneira proporcional, ou seja, quanto maior o processo inflamatório, maior será o recrutamento de células de defesa e mais doloroso será. Nos processos inflamatórios o fluxo linfático estará aumentado. A linfa, um líquido que leva as células de defesa principalmente, corre num canal chamado de ducto linfático, que vai direcionar as células de defesa para os órgãos linfoides, os linfonodos são exemplo disso (no material didático você poderá ver mais detalhes sobre os tecidos e órgãos linfoides). Os antigos chamam os linfonodos aumentados de “ínguas”, você já ouviu sua avó ou avô falar isso?
Bem, vamos tiras essas “caraminholas” que estão vagando por sua cabeça. Falamos que os neutrófilos estão promovendo o processo inflamatório e a briga é feia, os monócitos passam para o tecido inflamado e se tornam macrófagos e também fazem fagocitose, mas ao contrário dos neutrófilos, alguns saem do ambiente inflamado, tendo no seu interior os micro-organismos invasores e vão para os linfonodos (existem outros locais também) apresentar parte do micro-organismo degradado no seu interior.
Essas células fagocíticas matam e separam “pedacinhos” do micro-organismo para entregar aos linfócitos T. Epa! Mais uma célula? Começou a complicar? Muita calma nessa hora, suave na nave. Vamos parar por aqui que vou explicar como os linfócitos T chegaram aos órgãos linfoides como os linfonodos, só preciso que você saiba que macrófagos e células dendríticas chegam com pedacinhos dos micro-organismos nesses lugares para apresentar aos linfócitos T. No próximo post vou explicar a origem e maturação dessas células e de qual a sua função na resposta imune. Parece filme de Guerra nas Estrelas, depois tudo fará sentido.
Foto retirada do site https://www.vidaativa.pt/a/linfocitos-t/